Como Criar Partição no Windows 7 sem formatar o HD

By -

Hoje na secção de informática do Poupar € Ganhar trago-vos um pequeno vídeo tutorial que encontrei no Youtube e que explica de forma muito simples e rápida, como criar uma nova partição no Windows 7 sem ter de formatar o HD. Uma partição é uma divisão do disco rígido de um computador, que pode conter uma estrutura de ficheiros totalmente independente de outra. As vantagens de ter o seu disco rígido particionado em duas ou mais partições são muitas. Mas hoje queria referenciar as duas, que para mim, são as que mais vantagens trazem.

A primeira das vantagens é a possibilidade de ter dois sistemas operativos instalados de forma totalmente autonoma no mesmo computador, sem que os ficheiros de sistema se atropelem uns aos outros. A outra, e que para a maioria dos utilizadores será a mais útil é o factor segurança de ficheiros. A título de exemplo dou-lhe os meu caso. O meu disco está particionado em 3 sectores independentes.  A primeira partição contem o Windows 7 e alguns programas que uso frequentemente. A segunda partição tem o Linux instalado. A 3ª partição é aquela onde guardo todos os meus documentos. Sejam eles criado em Windows ou Linux, os meus documentos, trabalhos, vídeos, músicas, etc são guardados nessa partição.

E porquê? – pensará você. Vamos agora imaginar que uma bela manhã o seu computador recusa-se a iniciar e que a única solução passa por formatar e reinstalar o sistema operativo. Lá vem a dor de cabeça. Como vou recuperar todos os meus ficheiros? Pois bem, se os seus ficheiros estiverem numa partição isolada de qualquer sistema operativo, esse problema nunca mais o incomodará.

Como criar uma partição?

Há várias formas de criar uma partição. Desde o uso de software como o Partition Magic, passando pela formatação do PC, e aquando da instalação do sistema operativo, criamos 2 ou mais partições. Mas desta vez a Microsoft caprichou e incluiu no sistema operativo Windows 7 a possibilidade de criar novas partições, sem que para isso seja necessário formatar o computador ou usar softwares caros que permitam efectuar esta operação de forma segura. O processo é relativamente simples de efectuar, no entanto, recomenda-se sempre que efectue um backup de toda a sua informação antes de proceder à criação de alguma partição. Mais vale jogar pelo seguro.

A criação de partições num computador não são obrigatórias, claro. No entanto são altamente recomendáveis, nem que seja pelo facto de poder guardar todos os seus documentos numa partição completamente independente do seu sistema operativo. Assim poderá dormir tranquilo que, desde que o seu disco rígido não se danifique fisicamente, não correrá o risco de perder a sua informação.

Agora, como prometido no início do artigo, deixo-vos ficar com um pequeno vídeo que encontrei no Youtube e que explica muito bem passo a passo o processo de criação de uma partição no Windows 7.

Deixe um comentário