Utilidades do vinagre na limpeza da casa

By -

Hoje no Poupar € Ganhar vamos falar do produto de limpeza mais barato e ecológico que conheço, o vinagre. Sim, o vinagre é um potente agente de limpeza e desinfecção para a limpeza de praticamente tudo em sua casa. Ao longo deste artigo vou apresentar várias formas de usar o vinagre na limpeza da sua casa. Recomendo o uso do vinagre branco em detrimento do vermelho porque o seu cheiro é menos intenso e os resultados são os mesmos.

Limpar banheiras

O ralo e torneira das banheiras são áreas que ganham facilmente manchas e calcário, e por norma são necessário solventes extremamente forte (e caros) para conseguir limpar de forma satisfatório. Experimente molhar uma folha de papel com vinagre, pode até mesmo usar aquele papel absorvente de cozinha, vendido em rolo (tenha cuidado para a folha não se desfazer). Coloque essa folha em cima do ralo e/ou torneiras da sua banheira e deixe secar a folha de papel. Uma vez seca, retire a folha e deita algumas gotas de vinagre sobre a área a limpar e esfregue com uma esponja.

Se a sua banheira tiver sistema de jactos de massagem, uma ou duas vezes por ano, encha a banheira, despeje uma garrafa de vinagre e faça circular a água. Isto evitará que os resíduos de cabelos e calcário entupam os jactos.

Limpar chuveiros

Os chuveiros, ao longo do tempo, têm tendência a ficarem com alguns dos furos por onde sai a água entupidos. Isso é devido a acumulação de calcário ou sujidade da água. Para limpar convenientemente os chuveiros e remover esses resíduos, misture 1/2 chávena de vinagre e 1/4 de litro de água (use uma bacia ou balde). Remova o bocal do chuveiro e deixe-o mergulhado na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais de chuveiros em plásticos, mergulhe-os durante 1 hora numa mistura de 500ml de vinagre e 500ml de água quente.

Limpar sanitas

Para a limpeza da sua sanita (ou vaso sanitário como é conhecido no Brasil) despeje na sanita e deixe actuar durante 30 minutos. Depois coloque um pouco de bicarbonato de sódio numa escova de limpeza (um piaçaba faz o efeito) e esfregue vigorosamente até desaparecerem as manchas. Uma vez bem esfregado é só despejar a água e a sanita fica limpa e desinfectada.

Como pode verificar, o vinagre tem propriedades incríveis e dezenas de aplicações na limpeza da sua casa. Hoje vimos algumas dicas de como usar o vinagre na limpeza das casa de banho. Em próximos artigos iremos descobrir como usar o vinagre para a limpeza de outras partes da casa.

3 Comments to Utilidades do vinagre na limpeza da casa

    • Olá Irismar,

      fico contente por ter gostado das dicas. Nos próximos dias terei mais alguns artigos com dicas de utilização do vinagre nas limpezas domésticas. Fique atenta.

Deixe um comentário