Dores de garganta: a receita caseira da minha avó

By -

Com a chegada da chuva e do frio é perfeitamente natural que as dores de garganta vão aparecendo. Em vez de optar pelos medicamentos da farmácia, dispendiosos e que diminuem as suas defesas naturais, porque não optar pelo medicamento caseiro que eu herdei da minha avó.

Simples de fazer, totalmente natural, este remédio caseiro para as dores de garganta tem feito milagres cá por casa.

Remédio caseiro para a dor de garganta

receita caseira para dores de garganta

  • Num recipiente (eu uso um frasco de vidro), coloque rodelas de limão e gengibre também cortado em “rodelas”.
  • Cubra o limão e o gengibre com mel
  • Feche o recipiente e coloque no frigorífico (conserva-se durante 2 meses máximo). Uma geleia deve então formar-se.
  • Para servir, coloque uma colher de café dessa geleia numa chávena de chá verde bem quente

E pronto, o seu nectar contra as dores de garganta 100% natural está pronto!

Já conhecia esta receita caseira contra as dores de garganta? Conhece outra receita caseira contra as dores de garganta? Conte-nos tudo…

16 Comments to Dores de garganta: a receita caseira da minha avó

  1. paulo de melim sousa

    olá! a minha receita contra as dores de garganta gripe k uso é muito simples, 1 limão, 1 laranja, aguardente de cana sacarina qb. mel de abelha descasque o limão e a laranja corte em rodelas deite num copo e esprema-as até deitarem todo o sumo contido, adicione o mel e a aguardente bata tudo muito bem e tome de seguida de uma só vez aprox. 250ml, meta-se de imediato na cama e abafe-se bem e logo vai sentir muito calor e começar a transpirar, pode tomar 2 x por dia especialmente à noite antes de dormir..

    • Olá Paulo,
      muito obrigado pela sua dica. Com certeza será muito útil aos nossos leitores.
      Um abraço e volte sempre ;)

  2. tous les remèdes naturels sont bien meilleurs pour la santé, prévenir, c’est mieux que guérir, c’est pourquoi j’ai un guide á écrire pour aider à savoir et bien pratiquer.

    • Bonsoir chaulmontet,

      Merci pour votre comentaire. Cést bein vrai .. il est preferible prévenir que guerrir ;)

      ——————————-

      Boa noite chaulmontet

      Obrigado pelo seu comentário. É bem verdade … é preferível prevenir que remediar ;)

  3. para a tosse:ferver lentamente num tachinho uma cerveja média preta acrescentar uma laranja bem lavada e cortada em 4quartos com casca ,100gr de açucar amarelo e 200ml de mel.deixar ferver até formar um xarope.reduz quase para metade do líquido inicial- deixa-se arrefecer e guarda-se num frasco com tampa.vão-se tomando colheradas ao longo do dia até a tosse acalmar.

    • Olá Isabel,

      muito obrigado por partilhar a sua dia para este xarope caseiro para a tosse. Mais uma boa técnica para testar este inverno em caso de necessidade.

      Um abraço

    • Olá Silvia,

      não conhecia essa dica para a dor de garganta. Felizmente, neste momento, ninguém em casa está a precisar. Mas quando chegar a hora, já sei … vou experimentar ;)

      Um abraço

    • Olá Thais,

      nunca tentei apenas com o limão e o mel. Por isso não lhe poderei dar uma resposta satisfatória a esse respeito. No entanto, pode ver os comentários de outros leitores aqui por cima, tem algumas alternativas bem interessantes que não incluem o gengibre.

      Abraços

  4. Há muitos anos estando acampada com um filho pequeno e queixoso com dores de garganta, segui o conselho de uma campista muito idosa, dizendo que era um tratamento que tinha aprendido com a sua avó. O conselho da senhora foi o de encharcar umas meias com vinagre e calçar no menino, sobrepondo mais meias secas nos seus pés para os manter quentes ajudado por um saco de água quente. Assim fiz e a criança dormiu toda a noite e de manhã não se queixou mais da dor de garganta. Achei isto muito estranho. Andei a fazer pesquisas e encontrei na Reflexologia, uma relação entre os pés e a garganta. Muito mais tarde, estando eu sozinha e também aflita com dores de garganta, recorri ao mesmo processo e pude constatar que realmente as dores passaram durante a noite. Se foi coincidência, não sei. Deixo aqui esta dica estranha para quem quiser experimentar.

  5. Paulo Heberle

    Bom vou deixar minha receita de minha vó,é quando esta começando a fazer placa na garganta é bem facil fazer, em um meio copo de água morna acrescente 5 gotas de iodo.mexa com uma colher e faça gargalejos 3 x ao dia…tiro e queda

Deixe um comentário

Please support the site
Partilhe com os seus amigos e ajude-nos a levar as nossas dicas a todos os seus amigos